Pós-Graduação EAD SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Habilitar profissionais a desenvolver práticas pedagógicas crítico-reflexivas sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos. Este curso qualificará o especialista a compreender as especificidades do processo de aquisição da escrita e da leitura, de modo a trabalhar metodologicamente cada etapa de alfabetização e letramento, de modo que identifique práticas sociais de leitura e escrita em contextos diversificados.
100% Online
Defina seu horário de estudos e estude de onde quiser.
Carga horária 400h
Duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses
Início Imediato
O pré-requisito é ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.
Reconhecido pelo MEC
Com certificação SOBRESP válido em todo Brasil.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
Profissionais graduados em pedagogia e licenciados nas mais diversas áreas do conhecimento, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e demais profissionais da educação e saúde que possuam interesse em se especializar nesta área.
Sobre o mercado de trabalho
O especialista em alfabetização e letramento pode atuar na sala de aula como Professor na Educação Infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como Administrador Escolar, Consultor, Tutor e realizar projetos e trabalhos em conjunto com profissionais do ramo da Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia, etc.
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- Aprendizagem da leitura
- Currículos excludentes na escola
- A importância dos jogos na educação
- Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 5 anos
- A produção do material pedagógico
- Métodos de Alfabetização
- A Literatura Infantil e a formação de novos leitores
- A história da literatura infantil brasileira
- Formas de trabalho da literatura infantil nas séries iniciais
- Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
- A prática da literatura no espaço escolar
- A Literatura Infantil e a formação de novos leitores
- A história da literatura infantil brasileira
- Formas de trabalho da literatura infantil nas séries iniciais
- Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
- A prática da literatura no espaço escolar
- Motricidade e Pensamento
- A natureza social da motricidade
- A Evolução da Psicomotricidade I
- A Evolução da Psicomotricidade II
- A Evolução da Psicomotricidade III
- Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
- Índice de Analfabetismo (Inaf)
- Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 5 anos
- A BNCC e a formação do currículo
- Letramento: construção e apropriação da escrita
- Aprendizagem da leitura
- Alfabetização e letramento
- A Psicogênese da Língua Escrita
- Ambiente Alfabetizador
- Metodologia: diferentes opções didáticas
- Planejamento Educacional
- Sequência Didática
- Organização do currículo por projetos de trabalho
Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
- A Aprendizagem pela lente da Psicologia
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Estilos de Aprendizagem
- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
- A aprendizagem e o ensino das estratégias
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
- A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
- Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
- Pedagogia de Projetos
- Trilhas de Aprendizagem como organização curricular
Coordenador do Curso
Prof. Dra. Vanessa Nogueira
Prof. Dra. Vanessa Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.