Pós-Graduação EAD SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Habilitar profissionais a desenvolver práticas pedagógicas crítico-reflexivas sobre o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos. Este curso qualificará o especialista a compreender as especificidades do processo de aquisição da escrita e da leitura, de modo a trabalhar metodologicamente cada etapa de alfabetização e letramento, de modo que identifique práticas sociais de leitura e escrita em contextos diversificados.

100% Online

Defina seu horário de estudos e estude de onde quiser.

Carga horária 400h

Duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses

Início Imediato

O pré-requisito é ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.

Reconhecido pelo MEC

Com certificação SOBRESP válido em todo Brasil.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

Profissionais graduados em pedagogia e licenciados nas mais diversas áreas do conhecimento, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e demais profissionais da educação e saúde que possuam interesse em se especializar nesta área.

Sobre o mercado de trabalho

O especialista em alfabetização e letramento pode atuar na sala de aula como Professor na Educação Infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos), bem como Administrador Escolar, Consultor, Tutor e realizar projetos e trabalhos em conjunto com profissionais do ramo da Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia, etc.

  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • Aprendizagem da leitura
  • Currículos excludentes na escola
  • A importância dos jogos na educação
  • Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 5 anos
  • A produção do material pedagógico
  • Métodos de Alfabetização
  • A Literatura Infantil e a formação de novos leitores
  • A história da literatura infantil brasileira
  • Formas de trabalho da literatura infantil nas séries iniciais
  • Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
  • A prática da literatura no espaço escolar
  • A Literatura Infantil e a formação de novos leitores
  • A história da literatura infantil brasileira
  • Formas de trabalho da literatura infantil nas séries iniciais
  • Critérios para análise e seleção de textos de literatura infantil
  • A prática da literatura no espaço escolar
  • Motricidade e Pensamento
  • A natureza social da motricidade
  • A Evolução da Psicomotricidade I
  • A Evolução da Psicomotricidade II
  • A Evolução da Psicomotricidade III
  • Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB
  • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
  • Índice de Analfabetismo (Inaf)
  • Políticas públicas e o atendimento às crianças de 0 a 5 anos
  • A BNCC e a formação do currículo
  • Letramento: construção e apropriação da escrita
  • Aprendizagem da leitura
  • Alfabetização e letramento
  • A Psicogênese da Língua Escrita
  • Ambiente Alfabetizador
  • Metodologia: diferentes opções didáticas
  • Planejamento Educacional
  • Sequência Didática
  • Organização do currículo por projetos de trabalho
    Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
  • A Aprendizagem pela lente da Psicologia
  • Principais abordagens sobre a Aprendizagem
  • Estilos de Aprendizagem
  • Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
  • A aprendizagem e o ensino das estratégias
  • Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
  • A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
  • Pedagogia de Projetos
  • Trilhas de Aprendizagem como organização curricular

Coordenador do Curso

Prof. Dra. Vanessa Nogueira

Prof. Dra. Vanessa Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.