Pós-Graduação EAD SOBRESP

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Sobre o Curso

Seja um especialista em Especialização em Bioquímica Odontológica e Saúde Bucal
A Especialização em Bioquímica Odontológica e Saúde Bucal busca aprofundar os estudos dos conceitos fundamentais de Bioquímica Odontológica, Cárie e Propriedades Químicas e Físicas na Bioquímica Odontológica, Processos Metabólicos, Educação em Saúde Bucal, Saúde Coletiva: conceitos e legislação, além de Abordagens, Promoção e Prevenção em saúde. Bioética e Pesquisa O Curso tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuarem na área da Especialização em Bioquímica Odontológica e Saúde Bucal.
100% Online

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Carga horária 600h

Duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses

Início Imediato

O pré-requisito é ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC

Reconhecido pelo MEC

Com certificação SOBRESP válido em todo Brasil.

  • Formação em 6 meses
  • 7 disciplinas 100% online
  • TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

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Coordenador do Curso

Danilo Pelegrino

Mestre em Excelência de Implantodontia. Especialista em Educação a Distância e Metodologias Ativas. Especialista em Implantodontia. Professor do Ensino Superior com atuação internacional em cursos de graduação e pós-graduação.

Veja o que você irá aprender no curso:

Introdução à Bioquímica

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer a importância da bioquímica na rotina odontológica.

  • Relacionar a bioquímica com as patologias bucais.

  • Identificar a aplicabilidade das técnicas bioquímicas na odontologia.

O meio bucal e suas relações bioquímicas

Objetivos da Aprendizagem

  • Relacionar os princípios da Bioquímica básica com a Odontologia.

  • Explicar como agem as biomoléculas dentro do organismo humano, enfatizando o meio bucal.

  • Identificar a importância da bioquímica bucal relativa à cariologia.

Bioquímica do sistema dental

Objetivos da Aprendizagem

  • Compreender a formação da estrutura geral do dente

  • Identificar as diferentes unidades biológicas dentais

  • Explicar, bioquimicamente, como a formação do sistema dental pode influenciar na saúde do meio bucal

 Bioquímica da odontogênese

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar as diferentes fases da odontogênese

  • Reconhecer os fatores que influenciam no desenvolvimento dentário

  • Relacionar a bioquímica da odontogênese com a rotina do profissional dentista

Bioquímica da saliva e do meio bucal

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever as principais reações químicas do meio bucal, que envolvem a dieta nutricional e os microorganismos da microbiota oral

  • Explicar a importância da saliva na determinação da saúde e da doença bucal

  • Identificar as mais diversas características e propriedades da saliva e do meio bucal

Bioquímica da superfície do esmalte

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar os diferentes depósitos dentários sobre a superfície do dente: membrana Nasmith, película adquirida e placa dental.

  • Reconhecer a composição química, o processo de formação e a funcionalidade dos diferentes depósitos da superfície do esmalte.

  • Reconhecer os fatores ambientais que levam à formação da placa dental e qual a consequência para a saúde bucal do paciente.

Bioquímica da cárie

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar os fatores da etiologia da cárie dental

  • Reconhecer os parâmetros bioquímicos relacionados com a formação da cárie

  • Relacionar o processo de controle de cárie com as propriedades físicoquímicas do meio bucal

Bioquímica do tártaro

Objetivos da Aprendizagem

  • Explicar o mecanismo bioquímico de formação do tártaro ou cálculo dental

  • Identificar os principais fatores da etiologia do tártaro

  • Correlacionar o tártaro com a doença periodontal

Etiologia da cárie dental

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever os fatores etiológicos da cárie dentária

  • Identificar os fatores que influenciam na composição e na maturação da placa dental

  • Reconhecer a dinâmica do desenvolvimento da lesão de cárie

Microbiologia da cárie dental

Objetivos da Aprendizagem

  • Analisar as fases de formação do biofilme dental.

  • Identificar os microrganismos presentes na cavidade bucal responsáveis pela cárie dentária.

  • Selecionar estratégias de prevenção da cárie dentária.

Fluoreto e seu papel nos mecanismos bioquímicos bucais

Objetivos da Aprendizagem

  • Explicar a influência do íon flúor no processo de desmineralização e remineralização.

  • Identificar os mais diversos aspectos do uso do íon flúor na prevenção das cáries.

  • Descrever as propriedades biofísicas do fluoreto, relacionando com a bioquímica bucal.

Exames bioquímicos e microbiológicos para o diagnóstico bucal

Objetivos da Aprendizagem

  • Listar e conceituar as principais técnicas utilizadas na rotina odontológica

  • Explicar a metodologia de realização das técnicas

  • Descrever a importância das técnicas no consultório odontológico e para a saúde pública

Água, pH e tampões

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar as propriedades da água

  • Descrever a relação do pH com a acidez e a alcalinidade

  • Explicar qual é a função e como agem os tampões

Soluções Tampão, pH e Fluxo Salivar

Objetivos da Aprendizagem

  • Relacionar a importância da água às suas propriedades físicas e químicas na bioquímica bucal

  • Definir os conceitos de pH, tampão e seu significado biológico

  • Explicar a relação da saliva com estes conceitos na saúde bucal

Enzimas: Funções, Propriedades e Cinética

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar o que são enzimas e sua importância no metabolismo bioquímico

  • Explicar suas funções, propriedades e sua cinética focando o ambiente bucal

  • Relacionar a presença das enzimas na saúde e na doença bucal

Mecanismos de regulação da atividade de enzimas

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever a importância das enzimas regulatórias no organismo.

  • Correlacionar a regulação de enzimas alostéricas e seus moduladores.

  • Diferenciar a regulação mediada por zimogênios da modificação por fosforilação.

Visão geral do metabolismo

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer as principais biomoléculas que participam das vias metabólicas

  • Descrever a relação energética entre as vias catabólicas e anabólicas

  • Identificar as vias metabólicas, anabólicas e catabólicas

Metabolismo de carboidratos: participação no desenvolvimento da doença cárie

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar o que é metabolismo de carboidratos e sua importância na cariologia

  • Explicar os principais mecanismos metabólicos relacionados com as diferentes etapas do surgimento da cárie

  • Relacionar a digestão do amido e a fermentação láctica com a cárie

Metabolismo do Cálcio e Fósforo: implicação na saliva e no processo do cálculo dentário

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar o que é metabolismo do cálcio e do fósforo no organismo com enfoque no ambiente bucal

  • Explicar como os sais inorgânicos, como o cálcio e o fósforo, estão relacionados com a formação dental

  • Explicar como e onde surge, principalmente, o cálculo dental ou tártaro

Metabolismo do Cálcio e Fósforo: Processos de Desmineralização e Remineralização Dentária

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar como o processo de desmineralização e remineralização ocorre e suas características

  • Explicar como os sais inorgânicos, como o cálcio e o fósforo, estão relacionados com este mecanismo dinâmico e os seus principais fatores

  • Descrever como e quando este processo interfere no surgimento da doença cárie

Visão geral do metabolismo

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer as principais biomoléculas que participam das vias metabólicas

  • Descrever a relação energética entre as vias catabólicas e anabólicas

  • Identificar as vias metabólicas, anabólicas e catabólicas

Metabolismo de carboidratos: participação no desenvolvimento da doença cárie

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar o que é metabolismo de carboidratos e sua importância na cariologia

  • Explicar os principais mecanismos metabólicos relacionados com as diferentes etapas do surgimento da cárie

  • Relacionar a digestão do amido e a fermentação láctica com a cárie

Metabolismo do Cálcio e Fósforo: implicação na saliva e no processo do cálculo dentário

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar o que é metabolismo do cálcio e do fósforo no organismo com enfoque no ambiente bucal

  • Explicar como os sais inorgânicos, como o cálcio e o fósforo, estão relacionados com a formação dental

  • Explicar como e onde surge, principalmente, o cálculo dental ou tártaro

Metabolismo do Cálcio e Fósforo: Processos de Desmineralização e Remineralização Dentária

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir e conceituar como o processo de desmineralização e remineralização ocorre e suas características

  • Explicar como os sais inorgânicos, como o cálcio e o fósforo, estão relacionados com este mecanismo dinâmico e os seus principais fatores

  • Descrever como e quando este processo interfere no surgimento da doença cárie

Processo saúde-doença

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar os determinantes do processo saúde doença.

  • Expressar graficamente como os determinantes do processo saúde doença estão associados à qualidade de vida.

  • Relacionar os determinantes sociais e biológicos com a cárie dentária.

Prevenção e Promoção da Saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Diferenciar os conceitos de promoção e prevenção da saúde

  • Relacionar os aspectos de promoção e prevenção da saúde com os determinantes sociais

  • Incluir ações de promoção e prevenção da saúde em atividades individuais e coletivas na comunidade

Abordagem comunitária e a saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Relacionar as formas de abordagem comunitária para a prática da educação em saúde

  • Realizar, de forma adequada, a abordagem de uma família para executar ações de educação em saúde dentro dos ciclos de vida

  • Diferenciar os momentos do planejamento estratégico situacional utilizado para a abordagem da comunidade

Modelos de saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer as ações do modelo campanhista

  • Identificar as ações do modelo médico privado

  • Comparar as ações dos modelos de saúde campanhista e médico privado com as do de promoção de saúde

Processo saúde-doença

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar os determinantes do processo saúde doença.

  • Expressar graficamente como os determinantes do processo saúde doença estão associados à qualidade de vida.

  • Relacionar os determinantes sociais e biológicos com a cárie dentária.

Prevenção e Promoção da Saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Diferenciar os conceitos de promoção e prevenção da saúde

  • Relacionar os aspectos de promoção e prevenção da saúde com os determinantes sociais

  • Incluir ações de promoção e prevenção da saúde em atividades individuais e coletivas na comunidade

Abordagem comunitária e a saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Relacionar as formas de abordagem comunitária para a prática da educação em saúde

  • Realizar, de forma adequada, a abordagem de uma família para executar ações de educação em saúde dentro dos ciclos de vida

  • Diferenciar os momentos do planejamento estratégico situacional utilizado para a abordagem da comunidade

Modelos de saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer as ações do modelo campanhista

  • Identificar as ações do modelo médico privado

  • Comparar as ações dos modelos de saúde campanhista e médico privado com as do de promoção de saúde

Introdução, conceitos básicos

Objetivos da Aprendizagem

  • Conceituar a saúde coletiva

  • Explorar historicamente da Saúde Coletiva no Brasil e no Mundo

  • Explorar as diferenças nos conceitos entra Saúde Coletiva e Saúde Pública

Características dos modelos assistenciais hegemônicos e alternativos vigentes

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever o Modelo Assistencial Hegemônico

  • Identificar o Modelo Assistencial Alternativo

  • Discutir a construção destes modelos no SUS

Reforma sanitária brasileira

Objetivos da Aprendizagem

  • Ao final desta Unidade de Aprendizagem você será capaz de: Descrever historicamente a Reforma Sanitária no Brasil

  • Identificar a relação entre a Reforma Sanitária e a mudança nos processos de trabalho em saúde e o próprio conceito de saúde

  • Reconhecer as principais contribuições da Reforma Sanitária para a política de Saúde Brasileira

Lei Orgânica: Lei 8.080/90 E 8.142/90

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar a Lei 8.080/90.

  • Descrever a Lei 8.142/90.

  • Relacionar a criação dessas legislações com a Reforma Sanitária do país.

Organização dos serviços de saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever os princípios fundamentais da Gestão em Saúde aplicados à organização.

  • Explicar os níveis de atenção à saúde.

  • Identificar as linhas de cuidado e as redes de atenção.

Programa saúde da família

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar historicamente a criação do Programa Saúde da Família (PSF).

  • Descrever como se organizava o PSF.

  • Explicar como se deu a transição de PSF para Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Processo de trabalho em saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever o processo de trabalho em saúde.

  • Identificar as tecnologias do trabalho em saúde.

  • Reconhecer o plano terapêutico singular e o fluxo descritor como tecnologias para o trabalho em saúde coletiva.

Políticas de saúde no Brasil

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever a trajetória da política de saúde no Brasil.

  • Relacionar a trajetória com o modelo político de saúde vigente (intervenção estatal privada).

  • Analisar os principais avanços e impasses da política de saúde no Brasil.

Práticas assistenciais formais e informais

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever as formas de organização do sistema de atenção no Brasil

  • Discutir as Práticas assistenciais formais e informais identificando limites e possibilidade

  • Realizar análise crítica sobre os desafios e perspectivas do processo de trabalho em saúde Coletiva

Pacto pela vida em defesa do sus e pela gestão

Objetivos da Aprendizagem

  • Descrever o Pacto pela vida em defesa do Sus e pela Gestão.

  • Discutir a organização do Pacto pela Vida em defesa do SUS e pela Gestão nas três esferas em que se organizam.

  • Reconhecer as áreas prioritárias no Pacto e o papel dos atores envolvidos nesse processo.

Relação saúde, sociedade e cultura

Objetivos da Aprendizagem

  • Estabelecer, dentro do conceito de Saúde e Doença, os determinantes que levam ao processo de adoecimento e cura

  • Relacionar conceitualmente Saúde, sociedade e cultura

  • Explorar os Sistemas cultural e social de Saúde

Bioética e Pesquisa

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir os conceitos de bioética.

  • Aplicar a bioética no desenvolvimento da pesquisa científica.

  • Reconhecer a atuação do biomédico na pesquisa.

Biossegurança e bioética em odontologia

Objetivos da Aprendizagem

  • Conceituar bioética.

  • Identificar os procedimentos de biossegurança

  • Aplicar os princípios da bioética no campo da odontologia.

Consentimento informado

Objetivos da Aprendizagem

  • Definir o que é o consentimento informado.

  • Identificar os aspectos mais relevantes que envolvem o consentimento dos pacientes.

  • Listar as obrigações médicas referentes à revelação de diagnósticos.

Ética Aplicada à Pesquisa em Saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Identificar os principais aspectos envolvidos no contexto da pesquisa em saúde.

  • Demonstrar a importância da preocupação ética em projetos de pesquisa em saúde.

  • Avaliar a relevância, os riscos e a exequibilidade dos projetos como princípios éticos nas pesquisas em saúde.

Diretrizes e Normas em Pesquisa em Saúde

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer a importância das normas e dos procedimentos aplicados às pesquisas em saúde.

  • Identificar o contexto histórico do surgimento dos primeiros códigos para pesquisa em saúde e a influência destes sobre as normas atuais.

  • Explicar os principais conceitos das normas e procedimentos vigentes no Brasil.

Planejamento e projeto de pesquisa

Objetivos da Aprendizagem

  • Diferenciar planejamento e projeto de pesquisa.

  • Identificar as etapas de um planejamento de pesquisa.

  • Reconhecer as fases de um projeto de pesquisa.

Instrumentos de Pesquisa

Objetivos da Aprendizagem

  • Diferenciar os tipos de instrumentos de pesquisa.

  • Selecionar o instrumento de pesquisa adequado para a coleta de dados.

  • Elaborar um instrumento de pesquisa.

Análise de dados

Objetivos da Aprendizagem

  • Reconhecer as fases da análise de dados.

  • Selecionar o método de análise de dados.

  • Relacionar os dados coletados com a fundamentação e com os objetivos da pesquisa.