Pós-Graduação EAD SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Capacitar profissionais da educação que tenham perfil crítico-reflexivo e de liderança para atuar em equipes de gestão pedagógica em diversos estabelecimentos de ensino da Educação Básica, com vistas à melhoria da proposta pedagógica e à formação de uma equipe docente capacitada e de profissionais envolvidos no processo educativo.
100% Online
Defina seu horário de estudos e estude de onde quiser.
Carga horária 400h
Duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses
Início Imediato
O pré-requisito é ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.
Reconhecido pelo MEC
Com certificação SOBRESP válido em todo Brasil.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
Profissionais graduados em pedagogia, licenciados nas mais diversas áreas do conhecimento e demais profissionais que tenham interesse em desenvolver-se em suas capacidades e habilidades profissionais na área da educação.
Sobre o mercado de trabalho
Habilitar profissionais da educação para atuar como Coordenador Pedagógico, Administrador Escolar, Orientador Educacional e Professor em estabelecimentos de ensino da Educação Básica.
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- As práticas pedagógicas na educação infantil
- O Planejamento na Educação Infantil
- Documentação pedagógica na educação infantil
- A Avaliação na/da Educação Infantil
- A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
- O setor de educação no Brasil
- Princípios e características dos diferentes tipos de gestão
- As concepções de Organização e Gestão Escolar
- A Gestão e o Desenvolvimento Profissional na Escola
- Áreas de atuação dos Profissionais da Educação e a Organização da Gestão Escolar
- Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
- As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
- Gestão escolar e uso das tecnologias
- Novas Tecnologias de Gestão
- Formação de Professores e Exercício Profissional
- Planejamento escolar: adiantar-se para o futuro
- A organização do trabalho escolar
- Concepção do saber e organização do ensino
- Organizar e planejar o trabalho escolar
- Diversidade e educação
- Somos realmente diferentes?
- Diversidade e inclusão
- Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais
- Sensibilizar para a democracia e a participação
- Resultados das avaliações e feedbacks no desenvolvimento dos alunos
- Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil
- Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar
- O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
- O Projeto Político Pedagógico como Construção Coletiva nas Relações de Trabalho
- Projeto Político Pedagógico da Escola
- Gestão e planejamento do trabalho pedagógico no cotidiano escolar
- Construção de projetos pedagógicos para as organizações
- Gestão do currículo e da aprendizagem na escola
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC)para a sala de aula invertida - Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
- Pedagogia de Projetos
- Trilhas de Aprendizagem como organização curricular
Coordenador do Curso
Prof. Dra. Vanessa Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.