Pós-Graduação EAD SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Capacitar profissionais da educação que tenham perfil crítico-reflexivo e de liderança para atuar em equipes de gestão pedagógica em diversos estabelecimentos de ensino da Educação Básica, com vistas à melhoria da proposta pedagógica e à formação de uma equipe docente capacitada e de profissionais envolvidos no processo educativo.

100% Online

Defina seu horário de estudos e estude de onde quiser.

Carga horária 400h

Duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses

Início Imediato

O pré-requisito é ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.

Reconhecido pelo MEC

Com certificação SOBRESP válido em todo Brasil.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

Profissionais graduados em pedagogia, licenciados nas mais diversas áreas do conhecimento e demais profissionais que tenham interesse em desenvolver-se em suas capacidades e habilidades profissionais na área da educação.

Sobre o mercado de trabalho

Habilitar profissionais da educação para atuar como Coordenador Pedagógico, Administrador Escolar, Orientador Educacional e Professor em estabelecimentos de ensino da Educação Básica.

  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • As práticas pedagógicas na educação infantil
  • O Planejamento na Educação Infantil
  • Documentação pedagógica na educação infantil
  • A Avaliação na/da Educação Infantil
  • A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
  • O setor de educação no Brasil
  • Princípios e características dos diferentes tipos de gestão
  • As concepções de Organização e Gestão Escolar
  • A Gestão e o Desenvolvimento Profissional na Escola
  • Áreas de atuação dos Profissionais da Educação e a Organização da Gestão Escolar
  •  
  • Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
  • A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
  • As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
  • Gestão escolar e uso das tecnologias
  • Novas Tecnologias de Gestão
  • Formação de Professores e Exercício Profissional
  • Planejamento escolar: adiantar-se para o futuro
  • A organização do trabalho escolar
  • Concepção do saber e organização do ensino
  • Organizar e planejar o trabalho escolar
  • Diversidade e educação
  • Somos realmente diferentes?
  • Diversidade e inclusão
  • Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais
  • Sensibilizar para a democracia e a participação
  • Resultados das avaliações e feedbacks no desenvolvimento dos alunos
  • Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa
  • Os sistemas de avaliação da educação básica: Saeb, Encceja e Provinha Brasil
  • Os sistemas de avaliação da educação básica: Ideb, Enem, Censo escolar
  • O repensar na avaliação frente aos processos de ensino-aprendizagem num contexto de constantes transformações
  • O Projeto Político Pedagógico como Construção Coletiva nas Relações de Trabalho
  • Projeto Político Pedagógico da Escola
  • Gestão e planejamento do trabalho pedagógico no cotidiano escolar
  • Construção de projetos pedagógicos para as organizações
  • Gestão do currículo e da aprendizagem na escola
  • Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
    A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC)para a sala de aula invertida
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
  • Pedagogia de Projetos
  • Trilhas de Aprendizagem como organização curricular

Coordenador do Curso

Prof. Dra. Vanessa Nogueira

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.