Pós-Graduação EAD SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Seja um especialista apto a desenvolver estratégias educacionais inovadoras e aplicá-las em aulas teóricas e práticas com variados métodos de avaliação na prática educacional.
Qualificar profissionais da saúde. Desenvolver habilidades e competências para que o docente seja capaz de planejar e aplicar estratégias de aprendizagem baseadas em Metodologias Ativas. Ao longo do curso o docente vai aprender sobre diferentes opções didáticas, sala de aula invertida, instrução por pares, aprendizagem baseada em projetos e muitas outras possibilidades para inovar em sala de aula.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
O curso é voltado para profissionais da área da saúde.
Sobre o mercado de trabalho
A área educacional tem exigido cada vez mais dos profissionais da área. A Especialização em Docência na Área da Saúde capacita os profissionais da área da saúde para a docência para atender as novas gerações, conectadas e com práticas voltadas para metodologias ativas de aprendizagem. Esse profissional estará apto para atuar em escolas, universidades, organizações educacionais, cursos de graduação e pós-graduação, além de atividades de pesquisa e extensão.
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
- A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
- Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
- Pedagogia de Projetos
- Como produzir uma unidade de aprendizagem
- Aprendizagem.
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Estilos de Aprendizagem
- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
- A aprendizagem e o ensino das estratégias
- Metodologia: diferentes opções didáticas
- Planejamento Educacional
- Sequência Didática
- Organização do currículo por projetos de trabalho
- Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
- Resolução de Problemas
- Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
- Criatividade e Inovação nas Organizações
- Conhecimento e Inovação
- Um currículo em ação
- Explorando a produção de vídeos na prática pedagógica
- Sociedade
- O debate teórico-filosófico das questões éticas atuais
- Ética profissional, social, política
- Combate ao racismo e discriminação
- Direitos humanos
- Bioética e Pesquisa
- Pesquisa clínica
- Diretrizes e Normas em Pesquisa em Saúde
- Consentimento informado
- Desafios da bioética: pesquisas com seres humanos, eutanásia e aborto
- Ética e Sociedade no mundo globalizado e Ética em Saúde
- Princípios gerais, conceito e histórico da Biossegurança
- Direitos do cliente/paciente
- Desafios da bioética: pesquisas com seres humanos, eutanásia e aborto
- Legislação para as atividades profissionais em segurança na saúde (Norma Regulamentadora (NR32)
- Bioética, início da vida e Reprodução
- Transplantes de Órgãos e tecidos
- Ética Aplicada à Pesquisa em Saúde
- Diretrizes e Normas em Pesquisa em Saúde
- Ética e Sociedade no mundo globalizado e Ética em Saúde
Coordenador do Curso
Dra. Vanessa dos Santos Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.