Pós-Graduação EAD SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Seja um especialista apto a elaborar estratégias e ferramentas como jogos, brinquedos e desafios capazes de estimular o indivíduo de forma lúdica, visando seu desenvolvimento psicomotor.
O curso tem como objetivo especializar os profissionais da educação para planejar e desenvolver prática pedagógicas lúdicas e que considerem os tempos e os espaços da Educação Infantil. Durante o curso o docente vai compreender a relação entre o lúdico e a infância, as culturas das infâncias, o brincar e as brincadeiras que atravessam os saberes e fazeres da Educação Infantil.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
O curso é voltado para Professores, Pedagogos, Psicólogos e Licenciados e demais interessados pela temática.
Sobre o mercado de trabalho
O profissional especialista em Educação Infantil e Ludicidade estará capacitado para atuar com crianças de zero a cinco anos de idade, desenvolvendo projetos e coordenando atividades voltadas para o desenvolvimento de crianças pequenas. O mercado de trabalho oferece diferentes oportunidades para esse especialista atuar, em escolas, universidades, organizações educacionais, cursos de graduação e pós-graduação, além de atividades de pesquisa e extensão.
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- A organização dos espaços na Educação Infantil
- O Cuidar e o Educar na Educação Infantil
- O tempo e o espaço na Educação Infantil
- O cotidiano das crianças nas escolas da infância
- Educação Infantil: um lugar de interações e brincadeiras
- As práticas pedagógicas na educação infantil
- O Planejamento na Educação Infantil
- Documentação Pedagógica: das observações e dos registros na Educação Infantil
- A Avaliação na/da Educação Infantil
- A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
- Políticas Públicas para a Educação Infantil
- Educação Infantil: um direito da criança
- Os bebês (0 a 1 ano) na Educação Infantil
- As crianças de 2 a 3 anos na Educação Infantil
- A Pré-escola (4 a 5 anos): do direito à obrigatoriedade
- A infância e o tempo de brincar
- Conceituando a ludicidade e o brincar
- O brincar: um direito assegurado às crianças
- A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância
- As inúmeras representações do brincar
- O brincar na Educação Infantil
- Dos espaços destinado ao brincar
- Os brinquedos e as brincadeiras
- O brincar e suas diversidades culturais
- As brincadeiras de ontem e de hoje
- História social da infância e da família
- A epistemologia e o desenvolvimento das crianças
- Fundamentos da educação infantil
- O cotidiano, a rotina e o desenvolvimento social e moral da criança
- Desafios atuais da educação infantil
- Conceituando a ludicidade e o brincar
- O faz-de-conta e suas reproduções simbólicas na infância
- Os brinquedos e as brincadeiras
- O lúdico e o corpo: trabalhando a imaginação e a fantasia na criança
- A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância
- Diversidade e educação
- Somos realmente diferentes?
- Diversidade e inclusão
- Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais
- Sensibilizar para a democracia e a participação
Coordenador do Curso
Vanessa Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.