Pós-Graduação EAD SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Seja um especialista apto a elaborar estratégias e ferramentas como jogos, brinquedos e desafios capazes de estimular o indivíduo de forma lúdica, visando seu desenvolvimento psicomotor.

O curso tem como objetivo especializar os profissionais da educação para planejar e desenvolver prática pedagógicas lúdicas e que considerem os tempos e os espaços da Educação Infantil. Durante o curso o docente vai compreender a relação entre o lúdico e a infância, as culturas das infâncias, o brincar e as brincadeiras que atravessam os saberes e fazeres da Educação Infantil.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

O curso é voltado para Professores, Pedagogos, Psicólogos e Licenciados e demais interessados pela temática.

Sobre o mercado de trabalho

O profissional especialista em Educação Infantil e Ludicidade estará capacitado para atuar com crianças de zero a cinco anos de idade, desenvolvendo projetos e coordenando atividades voltadas para o desenvolvimento de crianças pequenas. O mercado de trabalho oferece diferentes oportunidades para esse especialista atuar, em escolas, universidades, organizações educacionais, cursos de graduação e pós-graduação, além de atividades de pesquisa e extensão.

  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • A organização dos espaços na Educação Infantil
  • O Cuidar e o Educar na Educação Infantil
  • O tempo e o espaço na Educação Infantil
  • O cotidiano das crianças nas escolas da infância
  • Educação Infantil: um lugar de interações e brincadeiras
  • As práticas pedagógicas na educação infantil
  • O Planejamento na Educação Infantil
  • Documentação Pedagógica: das observações e dos registros na Educação Infantil
  • A Avaliação na/da Educação Infantil
  • A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
  • Políticas Públicas para a Educação Infantil
  • Educação Infantil: um direito da criança
  • Os bebês (0 a 1 ano) na Educação Infantil
  • As crianças de 2 a 3 anos na Educação Infantil
  • A Pré-escola (4 a 5 anos): do direito à obrigatoriedade
  • A infância e o tempo de brincar
  • Conceituando a ludicidade e o brincar
  • O brincar: um direito assegurado às crianças
  • A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância
  • As inúmeras representações do brincar
  • O brincar na Educação Infantil
  • Dos espaços destinado ao brincar
  • Os brinquedos e as brincadeiras
  • O brincar e suas diversidades culturais
  • As brincadeiras de ontem e de hoje
  • História social da infância e da família
  • A epistemologia e o desenvolvimento das crianças
  • Fundamentos da educação infantil
  • O cotidiano, a rotina e o desenvolvimento social e moral da criança
  • Desafios atuais da educação infantil
  • Conceituando a ludicidade e o brincar
  • O faz-de-conta e suas reproduções simbólicas na infância
  • Os brinquedos e as brincadeiras
  • O lúdico e o corpo: trabalhando a imaginação e a fantasia na criança
  • A brincadeira como uma das mais potentes linguagens na/da infância
  • Diversidade e educação
  • Somos realmente diferentes?
  • Diversidade e inclusão
  • Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais
  • Sensibilizar para a democracia e a participação

Coordenador do Curso

Vanessa Nogueira

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.