Pós-Graduação Digital SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Seja um especialista apto a trabalhar como professores do Ensino Superior e também a realizar tarefas de gestão nesta área.
Desenvolver habilidades e competências para atuar na gestão e na docência no Ensino Superior, capacitando o docente seja capaz de gerenciar instituições educacionais além de planejar e aplicar estratégias de aprendizagem baseadas em Metodologias Ativas.
Ao longo do curso o docente vai aprender sobre os processos de gestão, tomada de decisão, planejamento e tecnologias para gestão. A especialização trabalha com diferentes opções didáticas, sala de aula invertida, instrução por pares, aprendizagem baseada em projetos e muitas outras possibilidades para inovar em sala de aula.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
O curso é voltado para Professores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores Acadêmicos, Diretores e demais profissionais da área educacional.
Sobre o mercado de trabalho
O mercado educacional tem exigido cada vez mais dos profissionais da área. A Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior capacita Professores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores Acadêmicos, Diretores e demais profissionais da área educacional para atender as demandas de uma sociedade em movimento e as novas gerações, trabalhando com práticas voltadas para gestão da aprendizagem e do conhecimento em organizações educacionais.
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- O setor de educação no Brasil
- Princípios e características dos diferentes tipos de gestão
- As concepções de Organização e Gestão Escolar
- A Gestão e o Desenvolvimento Profissional na Escola
- Áreas de atuação dos Profissionais da Educação e a Organização da Gestão Escolar
- Perfis e papéis na gestão das organizações públicas e do terceiro setor
- Marketing social e comunicação
- Voluntariado: uma ação de mão dupla
- Sustentabilidade nas organizações
- Gestão escolar e uso das tecnologias
- Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
- A informática no processo de ensino e de aprendizagem
- Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
- As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
- A informática no processo de ensino e de aprendizagem
- Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
- A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
- Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
- Pedagogia de Projetos
- Como produzir uma unidade de aprendizagem
- Aprendizagem.
- Principais abordagens sobre a Aprendizagem
- Estilos de Aprendizagem
- Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
- A aprendizagem e o ensino das estratégias
- Metodologia: diferentes opções didáticas
- Planejamento Educacional
- Sequência Didática
- Organização do currículo por projetos de trabalho
- Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
- Como implementar projetos na sala de aula
- Construção de projetos pedagógicos para as organizações
- A avaliação em projetos de trabalho
- Tecnologia de ensino em sala de aula na aprendizagem baseada em projetos
- Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar
- Resolução de Problemas
- Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
- Criatividade e Inovação nas Organizações
- Conhecimento e Inovação
- Um currículo em ação
- Explorando a produção de vídeos na prática pedagógica
Coordenador do Curso
Vanessa Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.