Pós-Graduação Digital SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Seja um especialista apto a trabalhar como professores do Ensino Superior e também a realizar tarefas de gestão nesta área.

Desenvolver habilidades e competências para atuar na gestão e na docência no Ensino Superior, capacitando o docente seja capaz de gerenciar instituições educacionais além de planejar e aplicar estratégias de aprendizagem baseadas em Metodologias Ativas.

Ao longo do curso o docente vai aprender sobre os processos de gestão, tomada de decisão, planejamento e tecnologias para gestão. A especialização trabalha com diferentes opções didáticas, sala de aula invertida, instrução por pares, aprendizagem baseada em projetos e muitas outras possibilidades para inovar em sala de aula.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

O curso é voltado para Professores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores Acadêmicos, Diretores e demais profissionais da área educacional.

Sobre o mercado de trabalho

O mercado educacional tem exigido cada vez mais dos profissionais da área. A Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior capacita Professores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores Acadêmicos, Diretores e demais profissionais da área educacional para atender as demandas de uma sociedade em movimento e as novas gerações, trabalhando com práticas voltadas para gestão da aprendizagem e do conhecimento em organizações educacionais.

  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • O setor de educação no Brasil
  • Princípios e características dos diferentes tipos de gestão
  • As concepções de Organização e Gestão Escolar
  • A Gestão e o Desenvolvimento Profissional na Escola
  • Áreas de atuação dos Profissionais da Educação e a Organização da Gestão Escolar
  • Perfis e papéis na gestão das organizações públicas e do terceiro setor
  • Marketing social e comunicação                  
  • Voluntariado: uma ação de mão dupla    
  • Sustentabilidade nas organizações
  • Gestão escolar e uso das tecnologias
  • Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
  • A informática no processo de ensino e de aprendizagem
  • Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
  • As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
  • A informática no processo de ensino e de aprendizagem
  • Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
  • A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
  • Pedagogia de Projetos
  • Como produzir uma unidade de aprendizagem
  • Aprendizagem.
  • Principais abordagens sobre a Aprendizagem
  • Estilos de Aprendizagem
  • Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
  • A aprendizagem e o ensino das estratégias
  • Metodologia: diferentes opções didáticas
  • Planejamento Educacional
  • Sequência Didática
  • Organização do currículo por projetos de trabalho
  • Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
  • Como implementar projetos na sala de aula
  • Construção de projetos pedagógicos para as organizações
  • A avaliação em projetos de trabalho
  • Tecnologia de ensino em sala de aula na aprendizagem baseada em projetos
  • Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar
  • Resolução de Problemas
  • Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
  • Criatividade e Inovação nas Organizações
  • Conhecimento e Inovação
  • Um currículo em ação
  • Explorando a produção de vídeos na prática pedagógica

Coordenador do Curso

Vanessa Nogueira

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.