Pós-Graduação EAD SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Seja um especialista apto a identificar soluções para os problemas administrativos na área da saúde.
O curso ensina técnicas de gestão e atividades de auditoria de políticas, metas e procedimentos no meio hospitalar.
Ao final do curso, o aluno estará capacitado a:
+ Desenvolver e capacitar novas lideranças para as organizações;
+ Preparar profissionais para liderar equipes com visão estratégica;
+ Proporcionar ao aluno as mais atuais ferramentas que o ajudará a atuar em posições organizacionais de liderança e gestão;
+ Colaborar com o aperfeiçoamento do profissional como gestor, para que ele possa ser um disseminador de boas práticas fora e dentro da organização.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
O curso é voltado para profissionais da área da Saúde ou da Administração que buscam aprofundar conhecimentos do atual mercado de trabalho. Profissionais que atuam ou pretendem atuar com a área de Auditoria Hospitalar.
Sobre o mercado de trabalho
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- Sistemas de Saúde e seguridade social: conceitos, componentes e dinâmicas;
- Diretrizes organizativas;
- Sistema Único de Saúde: desenho institucional, gestão, fóruns de pactuação e organização;
- Rede assistencial no SUS: atenção primária, média e alta complexidade;
- Setor suplementar da saúde (planos e seguros privados);
- Gestão do SUS.
- Relatórios de Auditoria.
- Redação Oficial. Elaboração de Relatórios e Documentos.
- Resultados.
- Projetos.
- Estruturas Organizacionais de Projetos.
- Utilização da Informática no planejamento.
- Gestão estratégica de suprimentos e custos hospitalares.
- Desenvolvimento do pensamento estratégico.
- Planejamento do trabalho e gestão estratégica competitiva.
- Define bases conceituais de auditoria contábil, determinando critérios e roteiros para averiguar, dentro de um sistema de informações financeiras e gerenciais de uma empresa, as ocorrências que possam interessar ao programa geral de auditoria em saúde.
- Estes princípios de auditoria devem respeitar exigências legais e estatutárias das organizações.
- Responsabilidade civil e penal dos profissionais de saúde.
- Os direitos do cidadão: o profissional de saúde diante do código de defesa do consumidor.
- Lei nº 9.656/98 – Lei dos Planos de Saúde.
- Os direitos e obrigações de profissionais, de pacientes e da sociedade.
- Desenvolve a capacidade de avaliação da qualidade com objetivo de alcançar a acreditação hospitalar.
- Discute experiências para o eficaz exercício da liderança em seus níveis operacional, organizacional e estratégico.
- Conceito de planejamento e administração estratégica.
- O dirigentes e as unidades estratégicas.
- As diferentes abordagens sobre administração estratégica.
- A análise estratégica ambiental e interna.
- Lidando com estrutura, sistemas, processos, cultura, poder e mudança.
- A formação e a formulação da estratégia.
- Acompanhamento do processo estratégico.
- O processo de formação e desenvolvimento de líderes.
- Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos da liderança.
- Liderança compartilhada.
- Aspectos do intercâmbio entre líderes e liderados.
- Novo paradigma de liderança.
- Imperativos da liderança eficaz: inspirar confiança, estabelecer propósitos; alinhar sistemas e liberar talentos.
- Atributos de grandes líderes, equipes e organizações.
- Processos de execução.
- Princípios da liderança baseada em valores humanos a serviço do bem comum.
- Liderança e gestão de organizações de alto desempenho.
- O processo completo de mudança organizacional planejada.
- Desenvolvimento Organizacional.
- O ciclo de aprendizagem experiencial.
- Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos de Investigação Apreciativa.
- Ferramentas e técnicas usadas em DO.
- A organização ideal (futura).
- O método de resolução criativa de problemas e desafios vinculados a processo estruturado de inovação empresarial.
Coordenador do Curso
Dra. Damiana Machado de Almeida
Atualmente é Pós doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFSM) e Professora da Faculdade SOBRESP.
É Doutora e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista (MBA) em Gestão de Negócios, Psicologia Positiva, Educação a Distância e Metodologias Ativas e em Educação Infantil, Graduada em Educação Especial pela UFSM, Bacharela em Administração e Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Possui experiência em docência, professora conteudista, tutoria, liderança, trabalho em equipe e grupos de pesquisa.