Pós-Graduação EAD SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Seja um especialista apto a desenvolver estratégias pedagógicas, mediante identificação de contextos reais da prática pedagógica, com uso das TDIC e da aprendizagem ativa.

Desenvolver habilidades e competências para que o docente seja capaz de planejar e aplicar estratégias de aprendizagem baseadas em Metodologias Ativas. Ao longo do curso o docente vai aprender sobre diferentes opções didáticas, sala de aula invertida, instrução por pares, aprendizagem baseada em projetos e muitas outras possibilidades para inovar em sala de aula.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

O curso é voltado para profissionais envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, com educação em espaços formais e não formais, virtuais e não virtuais. Profissionais graduados em Pedagogia, Administração, Comunicação Social, Recursos Humanos e demais áreas do conhecimento que desejam aprofundar seus estudos acerca do uso das Metodologias Ativas da Aprendizagem..

Sobre o mercado de trabalho

A área educacional tem exigido cada vez mais dos profissionais da área. A Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem capacita Professores, Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores Acadêmicos, Diretores e demais profissionais da área educacional para atender as novas gerações, conectadas e com práticas voltadas para metodologias ativas de aprendizagem.
  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • Sala de Aula Invertida x Sala de Aula Tradicional
  • A contribuição da tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC) para a sala de aula invertida
  • Introdução ao Peer Instruction e Elaboração de Teste Conceitual
  • Pedagogia de Projetos
  • Como produzir uma unidade de aprendizagem
  • Aprendizagem.
  • Principais abordagens sobre a Aprendizagem
  • Estilos de Aprendizagem
  • Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem
  • A aprendizagem e o ensino das estratégias
  • Metodologia: diferentes opções didáticas
  • Planejamento Educacional
  • Sequência Didática
  • Organização do currículo por projetos de trabalho
  • Tomada de decisão compartilhada: empoderamento dos professores
  • Como implementar projetos na sala de aula
  • Construção de projetos pedagógicos para as organizações
  • A avaliação em projetos de trabalho
  • Tecnologia de ensino em sala de aula na aprendizagem baseada em projetos
  • Projetos de trabalho: uma abordagem da complexidade do conhecimento escolar
  • Resolução de Problemas
  • Planejamento em uma sala de aula baseada na resolução de problemas
  • Criatividade e Inovação nas Organizações
  • Conhecimento e Inovação
  • Um currículo em ação
  • Explorando a produção de vídeos na prática pedagógica
  • Diversidade e educação
  • Somos realmente diferentes?
  • Diversidade e inclusão
  • Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais
  • Sensibilizar para a democracia e a participação
  • Formação de Professores e Exercício Profissional.
  • Planejamento escolar: adiantar-se para o futuro
  • A organização do trabalho escolar
  • Concepção do saber e organização do ensino
  • Organizar e planejar o trabalho escolar
  • A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza
  • Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente
  • A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades
  • Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas

Coordenador do Curso

Dra. Damiana Machado de Almeida

Atualmente é Pós doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UFSM) e Professora da Faculdade SOBRESP.
É Doutora e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista (MBA) em Gestão de Negócios, Psicologia Positiva, Educação a Distância e Metodologias Ativas e em Educação Infantil, Graduada em Educação Especial pela UFSM, Bacharela em Administração e Tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Possui experiência em docência, professora conteudista, tutoria, liderança, trabalho em equipe e grupos de pesquisa.