Pós-Graduação EAD SOBRESP
Estudar na SOBRESP Digital é:
Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;
Ter conforto de estudar na hora que quiser;
Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.
Sobre o Curso
Habilitar e desenvolver conhecimentos teórico-práticos da orientação educacional, o que permitirá obter habilidades específicas para compreender a realidade dos sujeitos que constituem o espaço escolar desenvolvendo ações estratégicas, criativas e inovadoras. Além disso, desenvolver competências para identificar problemas e dar encaminhamentos a profissionais de outras áreas, caso seja necessário.
100% Online
Defina seu horário de estudos e estude de onde quiser.
Carga horária 400h
Duração mínima de 4 meses e máxima de 18 meses
Início Imediato
O pré-requisito é ter diploma de graduação reconhecido pelo MEC.
Reconhecido pelo MEC
Com certificação SOBRESP válido em todo Brasil.
Áreas de atuação
A quem se destina o curso
O curso destina-se a professores, psicólogos, diretores, pedagogos, gestores, coordenadores, supervisores, orientadores escolares e outras áreas afins, que estão em busca de um título de Especialista em Orientação Educacional.
Sobre o mercado de trabalho
O profissional especialista em Orientação Educacional estará capacitado para atuar com excelência em diferentes situações em escolas da rede básica de ensino, escolas de educação inclusiva, escolas de reforço pedagógico, escolas que atuam com projetos específicos, bem como realizar consultoria para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos.
- Formação em 6 meses
- 8 disciplinas 100% online
- TCC opcional
- Vagas Limitadas
Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.
Veja o que você irá aprender no curso:
- As práticas pedagógicas na educação infantil
- O Planejamento na Educação Infantil
- Documentação pedagógica na educação infantil
- A Avaliação na/da Educação Infantil
- A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil
- Perfis e papéis na gestão das organizações públicas e do terceiro setor
- Marketing social e comunicação
- Voluntariado: uma ação de mão dupla
- Sustentabilidade nas organizações
- Gestão escolar e uso das tecnologias
- Ferramentas tecnológicas no trabalho da Gestão
- A Informática no Processo de Ensino e de Aprendizagem
- As tecnologias de informação e comunicação atual na sociedade
- Gestão escolar e uso das tecnologias
- Novas Tecnologias de Gestão
- Formação de Professores e Exercício Profissional
- Planejamento escolar: adiantar-se para o futuro
- A organização do trabalho escolar
- Concepção do saber e organização do ensino
- Organizar e planejar o trabalho escolar
- Diversidade e educação
- Somos realmente diferentes?
- Diversidade e inclusão
- Comportamento pró-social e relacionamento entre iguais
- Sensibilizar para a democracia e a participação
- O Projeto Político Pedagógico como Construção Coletiva nas Relações de Trabalho
- Projeto Político Pedagógico da Escola
- Gestão e planejamento do trabalho pedagógico no cotidiano escolar
- Construção de projetos pedagógicos para as organizações
- Gestão do currículo e da aprendizagem na escola
- Técnicas para o planejamento de carreira
- Introdução às capacidades (skills)
- Gestão do tempo
- As transformações do mundo do trabalho
- Realização profissional
- Princípios e características dos diferentes tipos de gestão
- A gestão documental ética nas escolas
- O uso da tecnologia na gestão de documentos e registros escolares
- Discutindo a gestão de ensino básico
- Áreas de atuação dos Profissionais da Educação e a Organização da Gestão Escolar
Coordenador do Curso
Prof. Dra. Vanessa Nogueira
Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.