Pós-Graduação EAD SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Seja um especialista apto para realizar diagnósticos, intervenções e prevenções de problemas pedagógicos atuando com Psicopedagogia em instituições e clínicas.

O curso tem como objetivo especializar os profissionais para atuarem diretamente com os processos de aprendizagem humano, buscando estratégias para promover condições favoráveis de aprendizagem. A especialização desenvolve competências para trabalhar com processos de aprendizagem, atuando no desenvolvimento da aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento humano. Sua atuação promove a compreensão e o desenvolvimento dos processos da aprendizagem, considerando o contexto e as diversas adversidades que podem interferir no desenvolvimento humano.

O psicopedagogo pode realizar atuações de modo individual, em grupo e institucional. O psicopedagogo busca soluções para resolver dificuldades de aprendizagem em instituições de ensino, empresas, organizações ou com equipes multidisciplinares.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

O curso é voltado para professores, Pedagogos, Psicólogos e Licenciados. e demais interessados pela temática.

Sobre o mercado de trabalho

Apesar da alta demanda pelo profissional da Psicopedagogia nas áreas clínicas, de ensino e em hospitais, as grandes empresas e corporações costumam requerer o psicopedagogo. O profissional com especialidade nessa área é fundamental dentro das empresas no treinamento de funcionários. A legislação brasileira determina que 5% dos postos de trabalho em grande corporações sejam preenchidos por pessoas com deficiência, portanto, é necessário esse profissional para dar esse suporte ao RH: orientando, auxiliando na contratação e na adaptação dessas pessoas.

Esse profissional poderá trabalhar também, com um grupo de pessoas, em instituições de ensino, empresas, hospitais. Nas escolas ele irá analisar os diversos aspectos da instituição de ensino. Nas regiões Sul e Sudeste, o mercado de trabalho é ainda melhor, pois são regiões que mais contratam profissionais desta área.

  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • Teorias da aprendizagem
  • Relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento
  • Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
  • Principais abordagens sobre a Aprendizagem
  • Processos psicológicos da aprendizagem
  • Histórico e conceito de psicologia do desenvolvimento
  • Objetivos e métodos de estudo da psicologia do desenvolvimento
  • Principais teorias do desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento da criança na escola: aspectos físicos, emocionais e cognitivos
  • A aprendizagem e o ensino das estratégias
  • Gravidez e vida intra-uterina: a formação do bebê e o conceito de infância
  • Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 1ª infância (0-2 anos)
  • Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 2ª infância (3-6 anos)
  • Desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo na 3ª infância (7-11 anos)
  • Motricidade e Pensamento
  • A natureza social da motricidade
  • A Evolução da Psicomotricidade I
  • A Evolução da Psicomotricidade II
  • A Evolução da Psicomotricidade III
  • Intervenção psicopedagógica
  • Ajuda estratégica em leitura, escrita e cálculo
  • Sociologia do professor global
  • Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista
  • Capacidade atencional
  • Avaliação da cognição e metacognição
  • Alunos que necessitam de cuidados especiais de saúde
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) – elementos e intervenção
  • Investigações do espectro autista – Identificação e diagnóstico inicial
  • Dislexia
  • Paralisia cerebral – Inclusão escolar com o uso da TIC
  • Intervenção psicopedagógica e dificuldades de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem e o ensino
  • Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
  • Necessidade curricular frente às dificuldades de aprendizagem
  • Manutenção, transferência e generalização das aprendizagens
  • Modelos de avaliação de aprendizagem.
  • O processo de diagnóstico de necessidades de treinamento e desenvolvimento
  • Funções, competências e posições do profissional de treinamento.
  • Gestão de Pessoas: cenários e tendências
  • Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações

Coordenador do Curso

Vanessa Nogueira

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.