Pós-Graduação EAD SOBRESP

Estudar na SOBRESP Digital é:

Ter a comodidade para definir sua rotina de estudos;

Ter conforto de estudar na hora que quiser;

Ter disponibilidade para acessar suas aulas por onde achar melhor.

Sobre o Curso

Seja um especialista apto a compreender os princípios da Integralidade da Atenção à Saúde.

O Projeto de Especialização em Saúde Coletiva da SOBRESP, integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vista à formação de profissionais para atender aos princípios do Sistema Único de Saúde, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. O curso está organizado segundo a Estratégia de Saúde da Família.

O Curso tem como objetivo formar profissionais e gestores na área da saúde para qualificação e inovações da gestão na saúde, com foco no cuidado e educação, contando para isto com competência para pesquisa e análise crítica nos temas da epidemiologia aplicada, a promoção da saúde, educação e gestão do trabalho.

Áreas de atuação

A quem se destina o curso

Destinado a profissionais com nível superior, que trabalham ou que pretendam trabalhar nos diversos campos da Saúde, em especial, os profissionais de Ciências da Saúde, bem como: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, administradores, cirurgiões dentistas e outros profissionais que tenham interesse em Saúde Pública.

  • Formação em 6 meses
  •  8 disciplinas 100% online
  •  TCC opcional
  • Vagas Limitadas
Investimento:

Escolha uma das opções e realize a sua matrícula.

Veja o que você irá aprender no curso:

  • Qualidade dos Serviços;
  • Qualidade de vida e saúde nos centros urbanos;
  • Organização dos serviços de saúde;
  • Níveis e setores de saúde no Brasil: primário, secundário e terciário
  • Biossegurança e gestão da qualidade.
  • Introdução, conceitos básicos;
  • Indicadores de saúde coletiva;
  • Pacto pela saúde;
  • Redes de Atenção à Saúde;
  • Planejamento em Saúde e Instrumentos de Gestão do SUS.
  • Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Legislação do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Sistemas de informações em saúde;
  • Planejamento em Saúde e Instrumentos de Gestão do SUS;
  • Pacto pela vida em defesa do SUS e pela gestão.
  • Conceitos de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação da saúde;
  • Política Nacional de Promoção e Atenção à Saúde;
  • Modelos de saúde;
  • Ações preventivas em saúde bucal e o vínculo com a comunidade.
  • Relação saúde, sociedade e cultura;
  • Promoção e prevenção da saúde x Políticas de saúde e acolhimento;
  • Políticas Públicas de Atenção a Saúde Mental;
  • Política Nacional de Atenção Básica: Estratégia Saúde da Família;
  • Programa de Agentes Comunitários de Saúde;
  • Abordagem comunitária e a saúde.
  • Conceito de saúde pública e saúde coletiva;
  • História da saúde pública no Brasil de 1808 até os dias atuais;
  • Órgãos reguladores da Saúde Pública no Brasil;
  • Políticas Públicas de Atenção à Saúde do Trabalhador;
  • Políticas Públicas de Atenção a Grupos Especiais: etnorraciais.
  • Programas de saúde e segurança ocupacional;
  • Riscos Ocupacionais;
  • Doenças ocupacionais;
  • Controle e eliminação dos riscos ocupacionais;
  • Acidente de trabalho: Papel da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina Ocupacional.
  • Assistência Social e Saúde;
  • Relação entre Sociedade, Direito e Estado;
  • Direitos da mãe trabalhadora;
  • Direitos do cliente/paciente;
  • Direitos Básicos do Consumidor.

Coordenador do Curso

Dra. Vanessa Nogueira

Pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM. Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância NEAD (Portaria 013/2019), Coordenadora Pedagógica e professora da Faculdade SOBRESP. Professora do Curso de Pedagogia EAD da UFSM e Vice-lider do INTERFACES/UFSM – Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade. Doutora em Educação/UFPel, Mestra em Educação/UFSM, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica. Graduada em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando nos seguintes temas: EAD, processos de aprendizagem, metodologias ativas, design thinking, formação de professores e teoria do reconhecimento.